terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

OFICINA DE ESCRITA

Oficina de escrita

Lê a frase do texto “Os cavalos do circo”: “De repente só me parecia que iam levantar voo, sair pelo circo fora, voar por cima das nuvens.”.
Imagina-te no dorso de um destes cavalos voadores… Por onde voaram?... O que viram?...
Planificação
Quando? Após ter terminado o circo

Onde? No dorso de um cavalo voador

Por onde voaram? Céu azul

O que viram? Paisagens/montes/ rios/ vales/ planícies /lagos/ aldeias/ cidades/ países em guerra

O que aconteceu? Vimos meninos pobres/miséria

Como resolveram o problema? (Quem ajudou? Como?) Descemos/apelamos ajuda para os meninos/ pessoas comovem-se/juntam recursos/oferecem-nos às crianças


Como termina a história? Crianças agradecem/Regressamos ao circo




Textualização
Viagem inesquecível

        Após ter terminado o circo, o domador com aspeto robusto e forte convidou-me a subir para o dorso de um dos cavalos voadores e mágicos. Fiquei perplexo(a), mas não hesitei!
        Logo, o cavalo saiu a galope pelo circo fora, e rapidamente, com a crina esvoaçando, voamos pelo céu azul fora.
        Lá do alto, vimos esplêndidas paisagens, com montes verdejantes; rios de água cristalina, que refletiam o azul do céu; vales; planícies; lagos cobertos de nenúfares e rãs que coaxavam; aldeias; cidades… Porém, no meio de tanta beleza deparámo-nos com um cenário horrendo. Vimos países em guerra, onde as crianças viviam muito pobres, mergulhados na miséria.
       Perante esta situação, imediatamente descemos e apelamos a todos os habitantes daquelas terras que ajudassem aqueles meninos inocentes, que sofriam, sem ter feito mal a ninguém.
       Entretanto, as pessoas que viviam bem comoveram-se e juntaram recursos. Não faltaram alimentos, vestuário, medicamentos, livros e brinquedos que ofereceram às crianças.
       Por fim, as crianças radiantes agradeceram a todos. E nós regressamos ao circo, emocionados e muito felizes.

                                                            Trabalho coletivo- turmas G e G3