terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

"Viagens pelo património cultural" - visita à Casa Museu Camilo Castelo Branco

Os alunos da escola de Bairro visitaram a Casa Museu Camilo Castelo Branco em Seide. Depois de na escola lhes ser apresentada a maleta com o mesmo tema e lhes ter sido contada a história da vida do grande escritor Camilo Castelo Branco, os alunos tiveram a possibilidade de conhecer a sua casa e um pouco mais da sua história. A visita foi muito interessante e os alunos participaram de forma empenhada e curiosa.

No dia vinte e dois de janeiro, realizamos uma visita de estudo ao Museu Camilo Castelo Branco.
Eram dez horas, o Sol espreitava a medo, e nós muito empolgados e curiosos rumamos até S. Miguel de Ceide.
Quando lá chegamos, deparamo-nos com uma grande e antiga casa amarela, rodeada do verde caraterístico do Minho. À nossa espera estavam os guias do Museu, que nos receberam com simpatia e nos deram as boas vindas. Logo, começaram por nos explicar a biografia de Camilo Castelo Branco, embora já soubéssemos muita coisa, pois fizemos um trabalho prévio antes da vista. Tivemos a Maleta Pedagógica na escola, pesquisamos na Net e realizamos uma ficha de trabalho.
Começamos, então, por visitar o hall, a sala de jantar, onde pudemos observar a requintada loiça inglesa, um belo candeeiro a petróleo, fonte de energia da época. De seguida, passamos para a sala de estar, onde vimos um famoso relógio, que foi referenciado numa das obras de Camilo, o piano onde Ana Plácido passava parte do seu tempo de lazer, entre muitas outras coisas…
Eis que chegamos ao momento que mais ansiávamos! A biblioteca. Aqui vimos tudo o que era necessário para o escritor daquela altura.
Continuando a visita, fomos conhecer os aposentos de toda a família, até que chegamos à cozinha, onde vimos loiça antiga, o forno, a masseira, a lareira, o cântaro da água…
Descemos aos fundos da casa, onde tinha sido a adega, e que estava transformada num museu, em que se pode ver e adquirir livros, escritos por este famoso escritor, e conhecer mais um pouco acerca da vida e obra do autor.
Sentimos que somos uns privilegiados, por termos tido a viver no nosso concelho, o primeiro profissional das letras, em Portugal.